sexta-feira, julho 21, 2006

rekid . made in menorca [cd soul jazz, 2006]

Photobucket - Video and Image Hosting

a apresentação, excelente, na mailing list da flur sobre "made in menorka" deixou-me praticamente sem nada a acrescentar.
ainda não ouvi o disco todo, especialmente porque o meio da segunda metade coincide no tempo com o final da minha comutação diária casa-trabalho, mas este será, sem reservas, um dos discos de 2006. especialmente por causa das primeiras seis, sete, oito faixas incríveis, daquele tipo de música que mesmo ancorada num passado mais ou menos distante [andy weatherall, walter gibbons, larry heard, theo parrish] estabelece novos padrões para a música contemporânea.

"A referência baleárica no título (Ilhas Baleares, claro) indica o subgénero que tem crescido de actividade dentro do grande inominável que é a música de dança. Com a editora Whatever We Want no centro da acção, a nova coisa tem sido detectada noutras frentes. A Soul Jazz recusa a sua imagem de editora nostálgica apenas dedicada ao passado e com a edição do álbum de Rekid aparece na lista de novos essencias de 2006. A primeira característica é a velocidade reduzida dos ritmos, tornando a experiência dançável completamente diferente logo de raiz. «Retroactive» é o único tema mais rápido (digamos, com um tempo normal) mas está tão carregado de atmosfera Detroit que o ritmo não acelera propriamente a música, se conseguem imaginar. Como metade de Quiet Village, Rekid (Matt Edwards) sente-se à vontade para apresentar aqui esboços do que poderá ser o futuro álbum desse projecto em 2007. «Priya» faz lembrar K.I.M. (Joakim), mas é na verdade um dos temas mais Quiet Village aqui, com «Klaws» e, sobretudo, «Legend». Beats lentos, atmosfera em cima, narrativa no centro. «85 Space» revela uma outra tendência, mais electro, mas as quebras são de tal forma eficazes e intensas que o que perdura é uma nuvem de ambiente que já se percebeu ser uma das definições prioritárias em Rekid. «O mesmo em «Lost Star 6», que distraidamente podia ser Lindstrom, mas depois é óbvio que não. «Made In Menorca» aponta a direcção para onde a música de dança se dirige ainda este ano, porque quando 2006 acabar alguns dos melhores discos de dança estarão seguramente abaixo das 120/130 BPMs." da mailing list da flur

myspace.
audio.

segunda-feira, julho 17, 2006

v/a . morgan geist rare mix [12" environ, 2006]

Photobucket - Video and Image Hosting

ainda a propósito do post sobre o "most of all", chegou-me recentemente aos ouvidos este 12" que engloba remixes raras e/ou nunca editadas de geist.
o maxi é todo ele recomendável. ponto.
mas passando ao que realmente interessa mais: a remix para "24 to vector z" de daniel wang, originariamente efectuada ou editada [as informações de que disponho não são conclusivas] em 1998.
geist pega na versão espacial de wang e transforma-a numa faixa de poeira cósmica, onde o funk robótico típico das produções do final dos anos 70 acontece sobre uma linha de baixo híbrida, a meio caminho entre o disco e o electro.
morgan geist vintage, como podem ouvir aqui.

quarta-feira, julho 12, 2006

breves

há um novo número da revista slang.

o jorge ml faz o balanço do trimestre.

montes de reviews de duas linhas sobre as últimas edições da traum schallplatten em fail.net.

há um novo blog imperdível, com reviews e mp3s ao desbarato.

o concerto de antibalas na casa da música é amanhã.

o texto de nick sylvestre sobre o "thè au harem d'archiméde" de ricardo villalobos é, ironicamente, a crítica a discos mais lida na indie pitchforkmedia. [ahah]

"sci-fi hi-fi vol.2: mixed by luciano", belong "october language", dirty criminals "collision between us and the damned": sim.

my friend robot "dial zero": talvez, não, nem pensar, talvez sim.

np: uusitalo . kalajuttuja.

terça-feira, julho 11, 2006

morgan geist . most of all [12" environ, 2006]

Photobucket - Video and Image Hosting

apesar dos seus longos períodos de silêncio [o seu último 12" tinha sido editado há 4 anos e o último álbum em nome próprio há nove] geist é um dos tipos mais consagrados do momento, graças a um série impressionante de remixes e um trabalho ímpar na sombra da série "unclassics".
distante dos momentos mais orgânicos dos metro area, nos quais morgan geist ocupa exactamente 50% do total, "most of all" é uma espécie de continuação de "love songs of the hanging gardens" de kelley polar - co-produzido por geist e um dos discos fundamentais de 2005, ovni perdido na terra de ninguém entre a pop electrónica, o disco e o house.
se a versão cantada é, a bem dizer, redundante, acaba por ser a versão instrumental a revelar um conjunto de subtilezas e narrativas complexas que exigem e finalmente dão sentido à voz de jeremy greenspan [membro dos junior boys e convidado de geist]. após a escuta completa do 12", o regresso à versão à capella faz-se sob outra perspectiva, enriquecida pela versão dub reveladora de uma certa estranheza não notada à primeira vista. confuso? eu explico melhor: foi preciso ouvir a versão instrumental para gostar da versão cantada. :)
"skyblue pink" ocupa o resto do lado b e é alegadamente um tributo de geist aos anos 70 e à memória das longas tardes de verão ocupadas no quarto do irmão a ouvir uma mistura de synth-rock e electrónica muito marada. a descrição soa bem. a audição também.

domingo, julho 09, 2006

legowelt . the land of lonzo [12" strange life, 2006]

Photobucket - Video and Image Hosting

tipo veterano da cena holandesa, legowelt soa mais chicago e menos italo, mais acid e menos disco do que o habitual. "land of lonzo" é a faixa que dá o título ao ep mas "mysteries of the ghetto", que preenche o restante do lado a, é o ponto exacto onde todas as suas influências convergem. um ou outro instante (arpeggio?) dispensável não escondem o instinto primitivo que há aqui dentro, rendido aos movimentos luxuriantes do 909.

legowelt official website
"mysteries of the ghetto"

domingo, julho 02, 2006

do not speak to me of rules. this is war! this is not a game of cricket!

dada la concurrida presencia de japoneses y la cantidad de occidentales sudorosos con el torso al descubierto, aquello parecía El puente sobre el río Kwai.
jacinto antón no el pais, sobre o sonar '06.

sábado, julho 01, 2006

1/2 06

meio do ano é sempre uma óptima altura para um balanço, especialmente quando o tempo está mau e não há nada mais interessante para fazer num sábado de manhã. passo a explicar a ideia: fazer um resumo não exaustivo do que ficou para trás e do que se destacou nestes primeiros seis meses, com uma ou outra ocasional extensão para os últimos dias de 2005. a ordem é completamente aleatória e segue um único método: vamos lá a isto conforme me for lembrando.
a impressão geral é que o "muito bom" e o "óptimo" foram mais raros do que noutros anos, provavelmente por minha exclusiva culpa; ando numa fase estupidamente exigente e já não entro tantas vezes em êxtase com duas tretas e uma música orelhuda. paradoxalmente [e estou a escrever isto depois de ter feito uma versão draft] a lista é maior mas tem menos álbuns do que aquilo que eu estava à espera no início.
perspectivar o que aí vem fica para outra altura.

burial . burial [cd hyperdub, 2006]
rekid . made in menorca [cd soul jazz, 2006]
kango's stein massiv . lettbeint liten sak [12" trailerpark, 2006]
boxcutter . oneiric [cd planet mu, 2006]
v/a . fabric 27, matthew dear as audion [cd mixed fabric, 2006]
louderbach . enemy love [cd underl_ne, 2006]
v/a . elektronische musik - interkontinental 5 [cd traum, 2006]
mikael stavöstrand . mosquito morpher [12" defrag sound processing, 2006]
lindstrøm . another side of lindstrøm [2x12" outergaze, 2006]
alex smoke . paradolia [cd soma, 2006]
v/a . james holden at the controls [2xcd resist, 2006]
v/a . pinkboy presents tpc [cd bloop, 2006]
dominik eulberg & gabriel ananda . harzer roller [12" traum, 2006]
troy pierce . 25 bitches vol.2 [12" m_nus, 2006]
magda . stop [12" minus, 2005]
v/a . a tom moulton mix [2xcd soul jazz, 2006]
mossa . some eat it raw [cd circus company, 2006]
padded cell . are you anywhere? [12" dc recordings, 2006]
v/a . big apple rappin': the early days of hip-hop culture in new york city 1979-1982 [cd soul jazz, 2006]
wechsel garland . easy [cd karaoke kalk, 2006]
ricardo villalobos . achso [2x12" cadenza, 2005]
morgan geist . most of all [12" environ, 2006]
richie hawtin . the tunnel / twin cities [12" novamute, 2005]
henrik schwarz / âme / dixon [12" sonar kollektiv, 2006]
helios . eingya [cd type, 2006]
sleeparchive . radio transmission [2x12" sleeparchive, 2006]
sascha funke . in between days morpher [12" bpitch control, 2006]
bjorn torske . NY lugg [12" smalltown supersound, 2006]
james cotton . dance of death [12" udek, 2006]
matmos . the rose has teeth in the mouth of the beast [cd matador, 2006]
cosmic sandwich . man in a box volume 2 [12" my best friend, 2006]
thomas melchior & luciano . solomon's prayer / father [12" cadenza, 2006]
shit robot . wrong galaxy [12" dfa, 2006]
claro intelecto . warehouse sessions volume 1 [12" modern love, 2006]
pheek vs jesse somfay . galapagos excursion [12" archipel, 2006]
the knife . silent shout [cd brille, 2006]
kudu . death of the party [cd nublu, 2006]