terça-feira, julho 11, 2006

morgan geist . most of all [12" environ, 2006]

Photobucket - Video and Image Hosting

apesar dos seus longos períodos de silêncio [o seu último 12" tinha sido editado há 4 anos e o último álbum em nome próprio há nove] geist é um dos tipos mais consagrados do momento, graças a um série impressionante de remixes e um trabalho ímpar na sombra da série "unclassics".
distante dos momentos mais orgânicos dos metro area, nos quais morgan geist ocupa exactamente 50% do total, "most of all" é uma espécie de continuação de "love songs of the hanging gardens" de kelley polar - co-produzido por geist e um dos discos fundamentais de 2005, ovni perdido na terra de ninguém entre a pop electrónica, o disco e o house.
se a versão cantada é, a bem dizer, redundante, acaba por ser a versão instrumental a revelar um conjunto de subtilezas e narrativas complexas que exigem e finalmente dão sentido à voz de jeremy greenspan [membro dos junior boys e convidado de geist]. após a escuta completa do 12", o regresso à versão à capella faz-se sob outra perspectiva, enriquecida pela versão dub reveladora de uma certa estranheza não notada à primeira vista. confuso? eu explico melhor: foi preciso ouvir a versão instrumental para gostar da versão cantada. :)
"skyblue pink" ocupa o resto do lado b e é alegadamente um tributo de geist aos anos 70 e à memória das longas tardes de verão ocupadas no quarto do irmão a ouvir uma mistura de synth-rock e electrónica muito marada. a descrição soa bem. a audição também.