sexta-feira, maio 23, 2008

james t. cotton . like no one [12" spectral, 2008]

Photobucket

james t cotton surge em fotos recentes de blazer e barba blasé, misto de nanni moretti e steve carell, e ninguém diria que o homem jacka sublimamente. figura máxima de uma nova linhagem de produtores que exploram o jack, cotton promove a reinterpretação do espírito clássico do house e do techno, fiel aos originais mas não revivalista (o tal compromisso retro/non-retro que homenageia os originais mas não os copia, pelo menos de forma óbvia). mais arrojado do que o disco de osborne (como quem cotton partilha a
editora spectral e o projecto soundmurderer & sk-1) e menos claustrofóbico do que os seus trabalhos como JTC (JTC é o caos, quase só ritmo e ruído, nas margens do inaudível), "like no one" é aquilo que a boomkat classificou como "absolute sick stuff", logo é um disco absolutamente imperdível.

segunda-feira, maio 19, 2008

myspace (2)

Photobucket

http://www.myspace.com/motorcitydrumensemble

Motor City Drum Ensemble is the house/techno moniker of Stuttgart’s Danilo Plessow (Inverse Cinematics) who is also running the new Four Roses label.

"breath control" era óptimo. "compost black label #27" também. "raw cuts" é o melhor 12" de todos. "get slapped up" é do segundo disco e toda a dinâmica da faixa parece estar centrada no pequeno círculo de ruído à volta do cowbell. com certeza virá daí - do chocalho - a ideia para a imagem da vaca.

sexta-feira, maio 16, 2008

old school (6)



kid creole & the coconuts . stool pigeon

segunda-feira, maio 12, 2008

osborne em 6 passos

Photobucket

spectral
textura
myspace
discogs
resident advisor
youtube

quarta-feira, maio 07, 2008

Photobucket

sleeparchive pode não ter actualmente o interesse que tinha há dois anos atrás (e o que é que tem?) mas continua a merecer destaque nem que seja por isto,
momento tenso e oscuro, como só o minimal consegue ser.

por falar em sleeparchive,
apetece-me contar um completo fait-divers.
alguém comentou no fórum da resident advisor, a propósito deste vídeo:
"Forgot to say about sleeparchive. I have never seen or heard anything
as boring in my whole life.
Bitterly disappointed, I thought it was a wind up. I was watching in
the chalet and just had to go down to see it if it was for real.
A guy standing behind a laptop, almost motionless apart from drinking
water, playing the most boring minimal, repetitive noises ever.
Bleugh."

sleeparchive citou isto no seu site e adicionou
"describes it
pretty well actually!! ;-) "

só visto.

segunda-feira, maio 05, 2008

Photobucket

carl craig dispensa apresentações mas estas são inevitáveis: vem de detroit e é considerado um dos mais influentes produtores (djs? músicos?) techno do momento. philip sherburne é, entre muitas outras coisas, jornalista da wire. craig e sherburne encontraram-se em janeiro deste ano em berlim para a edição da "invisible jukebox" que acompanha a revista deste mês. a ideia é conversar (sobre música, sobre a vida, sobre o grammy que craig quase ganhava) enquanto, em fundo, o entrevistado tenta identificar as músicas que o entrevistador escolheu para esta espécie de jogo. o resultado (não editado) pode ser lido através deste link.