sábado, março 25, 2006

joakim . i wish you were gone [12" versatile, 2006]

Image hosting by Photobucket

joakim surgiu em 99 com o projecto joakim lone octet e um álbum devedor da .. erm.. estética dos cinematic orchestra; jazz do final do milénio, arrastado e lento, de teor vagamente contemplativo e cinemático.
foi pois com alguma surpresa que o seu disco seguinte ["fantomes"] sugere a combinação do então pré-emergente punk-funk com o disco e o electro. claramente o disco certo editado na altura errada, "fantomes" foi mal compreendido por quem via joakim com o j swinscoe dos boulevards parisienses mas foi, ao mesmo tempo, capaz de o pôr na mala de discos de trendsetters como michael mayer, erol alkan ou os essenciais optimo.
"i wish you were gone" surge em antecipação ao seu novo álbum, com edição prevista para este ano. a versão original - aqui em share para vocês ouvirem - está ao nível das inúmeras remixes editadas nos últimos 3 anos. no lado b, o dub surge ligeiramente alterado - mais p-funk e menos electrónico, com um crescendo nos 2 minutos finais de efeitos globalmente entusiasmantes e que na versão original passa despercebido.