segunda-feira, maio 09, 2005

Robert Lippok & Barbara Morgenstern . Tesri (CD Monika Enterprise, 2005)



"Tesri" nasce da colaboração entre Barbara Morgenstern e Robert Lippok: ele membro dos To Rococo Rot, ela com uma estimável carreira a solo.
O projecto comum iniciou-se em 2002, com um 12" para a Serie 500 da editora Domino, e a colaboração desenvolveu-se até obterem, em final de 2004, material suficiente para um álbum.
"Tesri" - palavra turca que significa "acelerar" - não se revela muito diferente do universo habitual dos seus autores, nomeadamente do último álbum dos To Rococo Rot, "Hotel Morgen". A incorporação de sons acústicos - guitarras, padrões de piano, um ou outro ocasional xilofone - numa música essencialmente electrónica, caracterizada pelo minimalismo delicado das drum machines não é original mas continua eficaz. Nada de muito efusivo ou particularmente marcante: apenas música pop electrónica elegante e acolhedora, em que até a incorporação do erro e dos defeitos (provocados) do software se revelam familiares. Ainda assim - ou talvez por isso mesmo - "Tesri" é um disco adorável, revelando-se o parceiro complementar perfeito para "The Needle Was Travelling", último (sempre quis escrever esta palavra) opus dos Tarwater.