terça-feira, abril 12, 2005

Mathew Jonson . Marionette (12" Wagon Repair, 2005)



Autor de músicas emblemáticas como 'Typerope' ou 'Decompression', Jonson mantém o nível qualitativo na primeira edição para a sua label, ao mesmo tempo que estabiliza o seu ciclo produtivo na admirável média de mais do que um 12" por mês. (só no mês de Março editou "Gemini" na Itiswhatitis Recordings, colaborou na colecção Speicher da Kompakt e editou "Live EP" sob o pseudónimo de Cobblestone Jazz.)
Enquanto não sai o álbum, que Mathew Jonson assume não ser uma das suas principais prioridades, "Marionnette" é, provável e subjectivamente, o melhor tema deste início de 2005. Já longe do techno-house que o notabilizou, Jonson eleva a complexidade de emoções contraditórias - algures entre a tranquilidade e a euforia - e a multiplicidade de linhas melódicas a níveis como, no género, só Nathan Fake e Steve Barnes conseguem igualar.
No lado B, uma versão ao vivo da mesma faixa dá-lhe uma aspereza orgânica não muito diferente do original. A melodia principal surge subitamente eloquente após um silêncio prolongado, o que ajuda a reforçar o caracter épico da faixa.
Após "Marionette" não restam dúvidas do que o que sobressai em Jonson é o seu incrível talento como produtor, atribuindo a cada uma das suas edições a personalidade distintiva dos futuros clássicos.