quinta-feira, março 03, 2005

Nathan Fake . Dinamo (12" Traum, 2005)



Nathan Fake nasceu há 21 anos em Norfolk, na Inglaterra e vive actualmente na cidade de Reading.
Antes de editar o seu primeiro maxi - "Outhouse" em finais de 2003 - Nathan Fake fez parte de um grupo post-rock, onde tocava guitarra, aparentemente e segundo as suas próprias palavras, sem nunca alcançar o padrão mínimo de qualidade. Como tantos outros músicos rock fracassados descobriria posteriormente a música electrónica e as potencialidades do computador e do respectivo software na concretização das suas ideias. Após alguns 12" que aumentaram a sua reputação no circuito underground, "The sky is Pink" tirou Nathan do anonimato, tenho ganho o respeito e a admiração de algumas das principais figuras do mundo da música electrónica. Desde então, Nathan tornou-se um dos meninos bonitos da editora Border Community de James Holden, combinando as harmonias da electrónica mais abstracta, com a energia imprevisível do house progressivo e dos novos sons minimalistas. "Dinamo" corresponde às expectativas criadas e torna-o num dos produtores mais conceituados do momento.
Editado através da alemã Traum, "Dinamo" é considerada por diversas criticas como a melhor faixa para dançar desde que no ano passado Mathew Jonson editou "Typerope". Tendo como ponto primordiar o tema homónimo que ocupa os doze minutos do lado A - um tema devastador, ritmicamente diverso e com uma sucessão de melodias que encaixam sistematicamente umas nas outras, acrescentando novas dimensões a algo que poderia ser a banda sonora para uma viagem intergaláctica - acaba por ser "Undoing the Laces" a faixa mais forte. Sob os beats electro e influências acid, são sobrepostos diferentes riffs estridentes que trituram a melodia base e coordenam variações discrepantes sobre o mesmo standard.
Inspirado, eficaz e sem contemplações estilísticas, "Dinamo" é um admirável aperitivo para o LP que Nathan prometeu editar até ao final de 2005, uma vez mais na Border Community, para um disco que será essencialmente dirigido para sonoridades mais tranquilas e menos centrado nos beats e na música para dançar.