terça-feira, março 01, 2005

Da Funk

Offshore Funk . The Cliff (12" Kanzleramt, 2005)



Offshore Funk é o novo projecto de Heiko Laux, proprietário da editora Kanzleramt, e de Teo Schulte, produtor e músico de jazz. "The Cliff" é o teaser para o novo álbum, a ser editado em finais de Março, e dele constam duas peças de espirito jazzistico e de um ... erm ... bom gosto irrepreensível. A versão em vinil inclui ainda uma remistura de Alexander Kowalski, fiel à melodia simples do original e igualmente a merecer crédito, apesar de ser menos efusiva do que é habitual nas produções de Kowalski. Faixa longa e divagante, a fazer uma audição agradável, algures entre o jazz, o disco e o house, "The Cliff" tem sido útil para descontrair dos sons mais violentos das últimas semanas - que, suspeito, me estão a deixar ligeiramente surdo - apesar de ter como principal defeito o facto de cansar rapidamente. Tipo aquelas árvores que prometem florir durante todo o Inverno e, no exacto instante em que chegam as primeiras trovoadas de Abril, puff.

Luciano & Serafin . Funk Excursion (12" Cadenza, 2004)



Facto: "Blind Behaviour" - disco do ano passado de Lucien Nicolet aka Luciano aka Lucien–N–Luciano - não me impressionou por aí além. Daí que tenha partido com poucas expectativas para este 12" e tenha adiado sucessivamente a sua audição. Fiz mal.
Nesta fase de 2005 a escuta de mais um disco de techno/house minimal com uma espécie de funk subliminar já não é propriamente uma novidade para ninguém mas o facto é que aos 5 minutos de "Funk Excursion" começa a ser evidente que há discos melhores do que outros e que este está no primeiro lado da barricada. Pelo inicio espartano - de "austero" e de "sóbrio" - e pela forma como diversos elementos são sobrepostos em camadas lembra de forma inevitável as produções de Villalobos. Evoca igualmente Terrestre - o alias groovy de Fernando Corona, i.e., Murcof - mas sem a dimensão folclórica dos ritmos Tex-Mex e dos metais festivos que este utilizou no superlativo "Secondary Inspection".
Música de uma ofuscante claridade, "Funk Excursion" é um 12 polegadas de escuta obrigatória e entra directamente naquele lote restrito de discos que definem o melhor que um determinado estilo tem para oferecer.