quarta-feira, março 09, 2005

Agenda

Ando há 3 meses a testar a validade do ditado deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer. Desta vez resolvi apostar no não há fome que não dê me fartura.
Serve esta introdução despropositada para dizer que em dias consecutivos teremos no Porto a dupla K.I.M., o rapper britânico Ty e o alemão Sten, aka Lawrence.
Ponto de ordem à mesa.
K.I.M. são (e passo a citar o longo mail da Matéria Prima) Flokim Lucas e Jimi Bazzouka. Juntos concentram as suas forças numa dieta vegetariana não estando limitada à cor verde. Depois de vários atentados bombistas no continente americano, J. Bazzouka (militante anti-capitalista), mudou-se para as paisagens europeias onde encontrou uma parceira de nível equivalente. E que melhor local do que o sul de França para começar esta relação deveras exótica? Refugiada coreana, bibliotecária e guardiã intransponível de uma impressionante colecção fonográfica, F. Lukas logo compreendeu os objectivos do seu novo companheiro. Investindo todo o esforço no muito rentável negócio da venda de melões, logo decidiram aplicar o lucro daí advente em dois projectos para o futuro. O primeiro e talvez o mais importante dos dois, visível apenas a longo prazo, será o fabrico de „voodoo dolls‰ na tentativa de expandir ao norte da Europa o „Kern.Im.Mordsee‰ (comunidade inspirada por uma determinada figura paterna). O segundo é aquele que poderemos escutar nos espectáculos a apresentar ˆ um disco onde são exorcizados os fantasmas do passado ˆ uma versão Zen dos “2 Many Dj‚s”. Escolhas tão ocultas como a força que os guia, ou apenas pormenores únicos merecedores de um prolongamento? The Smiths, Edit Piaf, Psychic TV, Gun Club e Moondog são algumas das aparições agrupadas nas versões dos K.I.M.. Ao vivo espera-se uma surpresa saudável e um namoro sem tabus numa actuação em que o dj é peça fundamental, repleta de alternativas proteicas. Fim de citação. A piada disto tudo é que Jimi Bazzouka é provavelmente o alter-ego de Joakim, patrão da editora Tigersushi, autor de "Fantômes", criador do Joakim Lone Octet e remisturador de excepção (Air, Chateau Flight, Lionel Hampton) e não consta que alguma vez tenha vendido melões. A actuação é já amanhã, quinta-feira (10.03.2005) às 23H45, no Cinema Passos Manuel. Entrada: 7,5 €. Stop.
Ty é, para me citar a mim próprio, o MC mais talentoso do Reino Unido, logo a seguir a Roots Manuva. Com tudo o que isso tem de subjectivo e com os inúmeros "ses" inerentes a classificações deste tipo, Ty é o autor de dois discos magnificos: "Awkward" de 2001 e "Upwards" de 2003, ambos editados pela Big Dada. Ty estará nos Maus Hábitos, sexta-feira (11.03.2005) às 23:30, acompanhado por um DJ e com o RUM Sound System na sala ao lado. A entrada deverá rondar os 5 €, tradicionais sempre que há concertos nos Maus Hábitos.
Finalmente, Sten. Autor do estupendo "Leaving The Frantic" (podem ler o que acho do disco um pouco mais abaixo), dono da editora Dial e dinamizador da cena dançante de Hamburgo (copyright Blitz), estará no Swing, também na sexta-feira (11.03.2005) para a dupla tarefa live act / DJ. As manobras de aquecimento estarão a cargo de Expander.
Ty, Sten e Joakim irão igualmente a Lisboa e, no caso específico de Sten, a Coimbra.
Over and out.