quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Steve Barnes & Riley Reinhold . Odyssey (12" My Best Friend, 2004)



A reputação de Steve Barnes eclodiu no ano passado com "Cosmic Sandwich", vinil de apenas um lado, num longo tema com mais de dez minutos de disco mutante, palmas, vozes distorcidas (dos Detroit Grand Pu Bahs, penso eu) e uma versão extensa de psicadelismo em constante evolução. Techno house progressivo ou algo assim no género.
Ignorando a sua produção como Process - da qual exceptuando 'Boll', tema que estava incluindo na compilação "Elektronische Musik 3", conheço muito pouco - saltei directamente para este 12 polegadas, gravado a meias com o seu parceiro habitual, Riley Reinhold aka Triple R.
"Odyssey" é um movimento perpétuo, compacto e inesgotável, que a si próprio se sustenta, dia e noite, num eterno alimentar das fornalhas, resultando num techno funky de groove irresistível e sabor a metal.
No lado B, "Memories" faz sobressair o rumor subterrâneo da maquinaria, um ruído contínuo que impregna a consciência do ouvinte e o conduz a um inevitável estado de letargia pachorrenta. É a face ambiental de Barnes & Reinhold - com um hook de guitarra hipoteticamente reminescente da altura em que Barnes editava na FatCat - abrindo caminho para "Mondrian" que, apesar de ser anterior a "Odyssey", só esta semana deve chegar a minha casa, via juno ou boomkat, já nem sei bem.