sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Atmosphere . Headshots: Se7en (Rhymesayers . 2005)



Rewind.
Resultado de uma bem sucedida joint-venture entre a Rhymesayers e a Epitaph, "Seven Travels" - disco editado em 2003 - vendeu mais de 100.000 cópias só nos EUA e colocou os Atmosphere (Slug[MC] + Ant[DJ]) na MTV, na Warped Tour e nas listas de downloads do iPod. Poster boy do underground, Slug surge de repente nas margens do mainstream e a sua perda (ou não) de street credibility - valor sagrado por qualquer backpacker que se preze - suscitou discussão acesa entre os fãs de sempre.
É neste contexto que o volume 7 da série Headshots ajuda a restabelecer a credibilidade perdida, reunindo pela primeira vez em CD e num único disco os primeiros seis Headshots, editados no período de tempo que decorreu entre a edição de "Overcast"(96) e o EP "Lucy Ford"(99) e disponíveis até ao momento apenas em cassete.
Instrumentalmente o disco é pouco mais do que boom bap sobre os samples tradicionais: jazz, funk, soul, bandas sonoras, o ritual de lo habitual. Mas é nas rimas, no flow e nos skills de Slug que se percebe o caracter excepcional dos Atmosphere. MC absolutamente extraordinário, Slug balança entre o tom de battle rhymer de fôlego ilimitado e punch lines corrosivas e uma perspectiva marcadamente pessoal baseada em letras introspectivas e auto-depreciativas até ao âmago. Slug surge assim como o narrador da sua própria desgraça, contada com um distanciamento critico, uma ironia e uma amargura cínica pouco habitual no universo do hip hop.
Mais cru e menos imediato do que "Seven Travels", "Headshots: Se7en" mantém o culto em alta, capitaliza o sucesso recente e faz a ligação com o novo disco com edição prevista já para o Outono de 2005.