segunda-feira, janeiro 17, 2005

Âme, all time classics

Stevie Wonder . Fulfillingness' First Finale
Manuel Göttsching . E2-E4
Miles Davis . In A Silent Way
Alice Coltrane . Journey to Satchinanda
John Coltrane . A Love Supreme
Jackie Mittoo . Lebenswerk
Weather Report . Mr. Gone
Sun Palace . Rude Movements
Prince . Sign 'o' the Times
Rhythm Is Rhythm . Strings of Life



Os Âme (pronuncia-se "Ahm", a palavra francesa para alma, i.e. 'soul') são os alemães Kristian Beyer e Frank Wiedemann.
Em 2004 editaram o mais que recomendável LP de estreia pela Sonar Kollecktiv, editora dos Jazzanova. "Âme" (o álbum) recolhe todos os 12" editados anteriormente e assume as principais influências da dupla: Detroit (na visão mutante de Moodyman, Carl Craig, Recloose ou dos Metro Area), o broken-beat londrino (popularizado por figuras como IG Culture ou os Bugz in the Attic) e o jazz electrónico dos anos 70, tal como nos habituamos a ouvir em Miles Davis ("Bitches Brew") ou Herbie Hancock ("Head Hunters").
Normalmente não costumo seguir com muita atenção as edições da SK (nu-soul, deep-house e derivados, não tão bom como a critica escrevia há uns 2 ou 3 anos, nem tão mau como a indiferença actual deixa perceber) mas este álbum, juntamente com o recente "K.T.B." de Robag Wruhme e mais algumas pistas deixadas em 2003 pelos discos de Umod e pelo muito razoável "Shades & Colors" de Deyampert, modificaram o estado das coisas.
Ainda por cima os discos são fáceis de encontrar por cá, a preço baixo via importação directa e distribuição da Symbiose.