terça-feira, janeiro 18, 2005

Gabriel Ananda . Tai Nasha No Karosha (Karmarouge, 2004)



Depois de duas dezenas de 12" e EPs editados em pouco mais de três anos em labels como a Utils, a Shot, a Treibstoff, a Trapez, a Substatic ou a Karmarouge, o alemão Gabriel Ananda apresenta o seu disco de estreia, desde Dezembro disponível apenas em vinil, mais tarde com edição prevista para CD.
"Tai Nasha No Karosha" oferece oito faixas, algures entre o dub, o techno/house e a electrónica minimal, sempre com os graves em destaque e a energia incessante do baixo a pulsar com elegância mas sem concessões à tentação de privilegiar a forma em relação à substância (género bpms a todo o vapor ... bum bum bum ... por ali fora, com o TB303 a impor picos emocionais).
A construção de ambientes, ora fisicamente mais intensos, ora mergulhados num estado de letargia contemplativa, alicerçados numa produção rígida e numa pormenorizada inserção de apontamentos melódicos, não é exactamente capaz de deixar o ouvinte em êxtase, mas, juntamente com nomes como os de Dominik Eulberg, John Tejada ou Vince Watson, Ananda está já naquele lote de produtores que, mesmo surgindo em anos recentes, têm no seu portfolio um conjunto de edições sólidas, criativas e pulsantes. Ananda demonstra - tal como os exemplos referidos - uma personalidade e um discurso próprios, apontando o caminho a seguir com bravura, enquanto demonstra ao povo que dança de forma esclarecida que é possível obedecer aos impulsos físicos mais primitivos e desenvolver, em simultâneo, um conceito abstracto de algo que se poderia designar como "transcendência espiritual".

ps: presumo que o leitor já comece a estar um pouco cansado de produtores alemães e considere toda esta sucessão de posts sobre house, electro e sobre o encontro entre a obscuridade do techno germânico com a espiritualidade do seu congénere de Detroit, verdadeiramente lamentável.
Se for esse o caso a boa notícia é que "Tai Nasha No Karosha" é o último disco do inventário de 2004.
Após um breve período de férias as coordenadas passarão a ser outras. :)