terça-feira, dezembro 07, 2004

Misc . Crunch Time (Sender, 2004)



Diz a biografia conjunta de Hannes Wenner e Christopher Bleckmann que, antes de aparecerem os Misc., eles produziram drum'n'bass no projecto Monophace e downbeat como Van Delta, na editora Groove Attack.
Misc. é uma história completamente diferente.
Techno rugoso e circular, essencialmente prático, que funciona por vagas e picos consubstanciados em linhas de baixo irredutíveis, vozes minimais, batidas por minuto, ruídos maquinais, sintetizadores ácidos e uma estrutura rítmica que cria momentos de tensão no seu avanço lento e na conjugação de principios hedonistas com preocupações estéticas. Como refere a critica em F135, imaginem "Rocker" dos Alter Ego, repetida treze vezes (tantas como o número de faixas de "Crunch Time"), sem momentos aborrecidos nem pausas. O som actual da cidade de Colónia sofre neste álbum uma ligeira evolução: à elegância, imagem da marca da Kompakt (editora que distribui "Crunch Time") são adicionadas constantes injecções de funk, que, desta forma, assume a dimensão de objectivo derradeiro.
No fundo, é disso que se trata: cada tema é um potencial detonador na pista de dança, funcional e esclarecido, com o propósito definitivo de acentuar a diversão. O groove, aqui, é tudo. Que seja feito com coerência, uma dose de experimentalismo e outra de audácia, deve ser considerado como bónus.

Nota: igualmente na Sender, não percam o recente "Testcrash" de Metope. Podem ouvir os respectivos mp3s no website da editora.