terça-feira, novembro 16, 2004

Mais discos...

...da colheita do fim de semana passado...

Benny Blanko . 8 Ft. In The Air (Playhouse, 2004), edição atípica no catálogo da label alemã Playhouse. "8 Ft. In The Air" faz a ponte entre o hip hop instrumental e o house e demonstra um espirito festivo descontraído, recheado de catchy tunes e funky beats. Apetece utilizar a expressão "excelente disco", não fosse tal coisa sugerir o imaginário sorridente das televendas.
Booka Shade . Memento (Get Physical, 2004), Basic Channel, Detroit, synth pop, funk, rock psicadélico, dark techno, italo disco, paisagens sonoras, etc et tal. "Vertigo" - 12 polegadas referenciado algures neste belogue - já indiciava que os Booka Shade seriam um nome a seguir com atenção nos próximos tempos. O álbum confirmou as melhores expectativas e compensa em arrojo e polivalência aquilo que, por vezes, lhe falta em (brrrr) "coerência estética".
The Emperor Machine . Aimee Tallulah Is Hypnotised (D.C. Recordings, 2004), Emperor Machine é Andrew Meecham; metade dos revivalistas acid Chicken Lips e aproximadamente 1/3 dos ravers seminais da década de 80 Bizarre Inc. A utilização de equipamentos vintage e técnicas de produção tipicos dos seventies, dão-lhe um ar de disco fora de tempo, algures entre o krautrock, Giorgio Moroder e o imaginário sci-fi das bandas sonoras que John Carpenter em pessoa produzia para os seus próprios filmes. A desvantagem é que muitas coisas daqui já eram conhecidas de anteriores maxis. Isso e uma impressão incómoda de disco que pretende ser levado demasiado a sério.
Peter Grummich . Searoom (12" Spectral, 2004), antes de Speicher 23 na Kompakt, Grummich edita pela Spectral. "Searoom" é um tema admirável, uma espécie de interpretação techno das longas narrativas policromáticas de Ian Simmons, com direito a pausas e mudanças bruscas de direcção. Mais um 12" excelente a sair na Spectral, uma das editoras obrigatórias da cena electrónica actual.
Zoo Brazil . Walk Right Back (12" Get Physical, 2004), os Zoo Brasil são os produtores e dj's John Andersson e Johan Emmoth. Assumidamente para a pista de dança, "Walk Right Back" é um exemplo de groove electrónico, com sintetizadores em bruto, arestas acid e uma batida minimal. Fora da pista perdem-se os baixos penetrantes e a rudeza dos sintetizadores. Portanto o melhor será não tentar ouvir isto em casa.