quarta-feira, novembro 10, 2004

Dominik Eulberg . Flora & Fauna (Traum, 2004)



Ideias soltas:
Juntamente com "Wuzzelbud kk" de Robag Wruhme, "The Dancing Box" de James Cotton e "Thé Au Harem D'Archimede" de Villalobos, "Flora & Fauna" é um daqueles exemplares de groove maquinal, que se projecta no espaço e potencializa os sentidos. Sem elos fracos, faixas dispensáveis ou momentos estacionários.
Eulberg utiliza os princípios básicos do ritmo como um meio para atingir uma sensação simultaneamente hipnótica e eléctrica; o ritmo nunca é uma obsessão, uma finalidade que vale apenas por si e se esgota em si mesma, pelo contrário, surge de forma subtil, imperceptível, quase sem se dar conta.
Desaconselha-se a utilização de auscultadores que apenas concentram a atenção do ouvinte no essencial. É uma música que precisa de espaço para respirar.
Mais do que o caracter distintivo dos sons, o importante em "Flora & Fauna" é a forma como o groove é coordenado. A maneira como contamina discretamente a estrutura melódica, sem nunca se sobrepor. Até ser extinto. Aniquilado. Dilacerado, membro a membro.

Dominik Eulberg nasceu em 1978 e vive actualmente em Bona, na Alemanha. Mantém uma carreira académica ligada à biologia e à geografia e trabalha ocasionalmente como guarda florestal. Editou diversos 12" em nome próprio ou sob os pseudónimos Dom, Domstone e Rocco Branco. Brevemente serão editadas remisturas suas para temas de Roman Flügel e Dirt Crew. O nome de Eulberg constará igualmente nas futuras DJ Mixes "Misch-Masch" de Tiefschwarz e "On the road Vol.3" de Monika Kruse.

"Flora & Fauna" foi, numa primeira fase, um EP com sete músicas, apenas editado em vinil. A edição em CD inclui três faixas bónus. E é, obviamente para quem liga a essas coisas, um dos melhores discos de 2004.

Eulberg's Top 10 . November
Roman Flügel . Geht's noch ? (Dominik Eulberg RMX) (Cocoon)
Ada . Red shoes (Areal)
Slam . This World (Robag Whrume RMX) (Soma)
Dominik Eulberg . Gasthof zum satten Bass (Trapez)
R.Rash . Smokin Jakkit (Luciano Remix (Exactaudio)
Steve Bug . Re-Loved (Guido Schneider Remix) (Poker Flat)
Dahlbäck & Dahlbäck . Sweden 1 Canada 0 (Turbo)
Mark Henning . Business Class EP (Freude am Tanzen)
Losoul . U know (Playhouse)
Sleeparchive . Recycle EP (Archive)

All time classics
Cold . Strobe light network (Reload)
The mole people . Break night (Strictly rhythm)
Isolee . Beau mot plage (Playhouse)
Trancesetters . Drive (Touché)
G-man . Quo Vadis (Swim)
Vernon . Wonderer (Eye Q)
Transform . Transformation (Downtown Recordings)
Sensorama . Echtzeit (Ladomat)
Pete Lazonby . Sacred Cycles (Brainiak Records)
Joey Beltram . Energy Flash (R&S)

http://www.dominik-eulberg.de/