quarta-feira, setembro 15, 2004

Volga Select Presents So Young But So Cold (Tigersushi, 2004)



Tracklist:
01 Nini Raviolette . Suis-Je Normale
02 J.J. Burnell . Euroman
03 Ruth . Roman Photo
04 Mathematiques Modernes . Disco Rough (I. Smagghe Edit)
05 Metal Boys . Carnival
06 (Hypothetical) Prophets, The . Person To Person
07 (Hypothetical) Prophets, The . Wallenberg
08 Kas Product . So Young But So Cold
09 Charles De Goal . Synchro
10 Artefact . Mae
11 Moderne . Switch On Bach
12 Jacno . Triangle
13 Tim Blake . Lighthouse
14 Droids . The Force (Part 1)
15 Bernard Szajner . Welcome (To Deathrow)
16 Richard Pinhas . Iceland


Ivan Smagghe é membro dos Black Strobe, dj residente das noites Kill The DJ, autor de um programa na Radio Nova de Paris e um dos elementos mais destacados do underground da música de dança estando, portanto, a um pequeno passo da fama. Este ano já editou 3 compilações e passou, na última sexta feira, pela cabina do Lux com resultados apreciáveis.
Marc Collin fez parte dos Ollano (grupo do qual também fazia parte Xavier Jamaux dos Bang Bang) e é membro efectivo dos Nouvelle Vague, duo que editou recentemente um álbum na Peacefrog, com relativo sucesso mediático, onde tocam versões lounge para alguns clássicos da música 'alternativa', género 'Love Will Tear Us Apart' ou 'Guns Of Brixton'. Colabora com os Suburbia e ainda edita sob o estranho pseudónimo de Sir Alice.
Juntos formam os Volga Select.
'So Young But So Cold' é uma compilação que traça as linhas mestras do post punk, electro pop, dark disco e new wave franceses, num conjunto de temas editados entre 1977 e 1983, com algumas tangentes ao krautrock e ao prog rock e com um pé nos Kraftwerk, outro nos Tangerine Dream e as duas mãos nos Telex. Ou seja, sintetizadores, drum machines, guitarras funky e electrónica trash, em alegre comunhão de sentidos diferentes.
Nos cerca de 70 minutos que totalizam o disco existem muitos e diversificados pontos de interesse. JJ Burnel - o baixista dos Stranglers - num momento de prosápia pós-moderna, Mathematiques Modernes, Metal Boys, Hypothetical Prophets, Richard Pinhas (guitarrista do grupo electro-prog Heldon), Tim Blake (que tocou com os Gong, os Egg e os Clearlight e fez parte dos Hawkwind), Bernard Szajner ou os Droids, de quem se vendem discos no mercado do vinil em segunda mão a preços especulativos.
Algumas coisas são visionárias. Por exemplo, os últimos quatro nomes referidos acima são fundamentais e formam um final de disco imperdível. Outras - como muito do que foi gravado nos anos 80 - soam irremediavelmente datadas ou, pior do que isso, são emblemáticas de um certo som trendy recente que urge esquecer de forma rápida, mais por culpa dos sucedâneos actuais do que propriamente do material original. Kas Product, Charles de Goal, Artefact; adivinha-se um folclore de poses semi-rigidas, penteados extravagantes e músicos a tocar com o entusiasmo e a sensibilidade de um electrodoméstico.
No entanto, e apesar de alguns passos em falso, a impressão geral é que 'So Young But So Cold' está ao nível de compilações indispensáveis como a 'Teutonik Disaster', a 'NY No Wave' ou a 'Mutant Disco' e tem tudo aquilo que uma compilação deve ter: (re)descoberta de material perdido, recuperação de temas essenciais até agora disponibilizados apenas em edições raras, contextualização histórica, músicas que valem por elas próprias e ultrapassam a relevância do ponto anterior, diversidade, capacidade de despertar novos focos de interesse, possível ponto de partida para investigações futuras.
'So Young But So Cold' é, no contexto actual, um disco importante para entender o cenário da pop electrónica contemporânea (as movimentações electro, electroclash ou electrotrash, são talvez as facetas mais visíveis mas há muito mais do que isso) e uma estimável lição de história sobre a música que veio logo a seguir ao "ano em que o punk rebentou".