quinta-feira, setembro 02, 2004

Thomas Fehlmann . Little Big Horn (12'' Kompakt, 2004)



Tracklisting:
A Little Big Horn
B1 Brushed
B2 With Oil


'Little Big Horn' chegou na última remessa da Kompakt, juntamente com o Speicher 19 (já falado algures neste belogue) e a compilação Kompakt 100. A Kompakt é, neste momento, uma das editoras da moda, adorada por vários dj's conceituados e mencionada de passagem nos jornais e nos meios de comunicação generalistas, o que imediatamente origina olhares de esguelha por parte dos membros mais aguerridos da comunidade. 'E que comunidade será essa?', pergunta o sagaz leitor. Não faço a mínima ideia. Mas, se quiserem um conselho paternalista em tom de consultor financeiro, tentem comprar o máximo número de discos desta editora. É um investimento seguro e daqui a uns anos - quando se fizer a história do início do século XXI - este espólio vai render ouro. Ou 'oiro', como se diz na minha terra.

Thomas Fehlmann nasceu em Zurique na Suiça (Born: Oliver Kahn, 1956) mas emigrou cedo para a Alemanha, para desenvolver os seus estudos na Academia de Arte de Hamburgo. No inicio da década de 80 fez, juntamente com Holger Hiller, parte dos Palais Schaumburg, grupo seminal na fusão de ritmos de dança com o rock alemão dos anos 70, uma espécie de experimentalismo electrónico misturado com sensibilidade pop, produzindo (e passo a citar) extreme love songs and humourous free poetry on profound electronic instrumentation, naquilo que mais tarde se chamou de movimento Neue Deutsche Welle (qualquer coisa como New Wave Alemã). Após o final dos Palais Schaumburg, em 1984, Fehlmann dedicou-se com mais determinação à produção de música electrónica, editando como Ready Made (alter ego inspirado nas experiências avant-garde de Marcel Duchamp) e fundando a Teutonic Beats. As produções da Teutonic Beats - através de diversos 12'' produzidos por nomes como os de Moritz von Oswald (actualmente dono de metade da Basic Channel e membro dos Rhythm & Sound), Marathon ou Wolfgang Voigt - deram origem a um entusiasmo inusitado em redor da cena da música electrónica alemã. O projecto Marathon causou furor igualmente do outro lado do Canal da Mancha, chamando a atenção a Alex Paterson (na altura A&R da editora EG Records) tendo esta passado a distribuir o catálogo da Teutonic Beats no Reino Unido. Simultaneamente, Paterson criava os The Orb e Fehlmann tornava-se co-produtor e co-autor de diversos temas do grupo, tendo assumido o posto de membro flutuante dos Orb e actuando como DJ em algumas actuações ao vivo. Em 1994, uma colaboração entre Fehlmann, Paterson, Kris Weston e Robert Fripp deu origem ao álbum 'FFWD', actualmente considerado um marco na música electrónica de cariz menos dançável. Entretanto, Fehlmann mudou-se definitivamente para a cidade de Berlim, tendo editado pela Tresor Records uma colaboração com Juan Atkins e Moritz van Oswald - num projecto designado como 3MB - ao mesmo tempo que assinava trabalhos com a Underground Resistance, Blake Baxter e Eddie Flashin' Fowlkes, naquilo que se convencionou chamar Berlin-Detroit Connection. Desde essa altura, Fehlmann não parou de editar material original (em nome próprio ou sob o alter ago Ready Made) e actuar como deejay em vários clubes e cidades espalhadas pelo mundo, mantendo a colaboração com os The Orb, fazendo remisturas para outros artistas, contribuindo activamente em conceitos artisticos como o Ocean Club, actuando em museus ou em galerias de arte e apresentando programas de rádio. Thomas Fehlmann tem uma discografia longa e intocável (a parte em que produziu alguns dos maiores êxitos dos Erasure foi convenientemente subtraida desta mini-biografia :P ) e esteve presente em praticamente todas as evoluções da música electrónica nos últimos 20 anos. Home studio, sampler, house, techno, avant garde, ambient. Been there, done that!

'Little Big Horn' é um 12'' que assume sem reservas a recriação das três vertentes fundamentais do som electrónico contemporâneo alemão. O tema homónimo é um tour de force acid techno de contornos subversivos e com um baixo eminentemente explosivo. Em 'Brushed' - talvez o melhor tema deste disco - Fehlmann desenvolve uma sinfonia electrónica em redor do schaffel beat, até tornar o tema num manual prático para dança compulsiva. Finalmente ,'With Oil' é um tema ambiental, elegante e espacial, sem qualquer tipo de batida, que se esprai de forma tranquila durante 6 minutos, até, implicitamente, se tornar na banda sonora ideal para escutar enquanto o ouvinte compra o pão, numa fria e húmida madrugada de domingo.
Agora chega.