sexta-feira, agosto 20, 2004

Murcof . Utopía (Leaf, 2004)



'Utopía' chegou há um mês, na última encomenda da Leaf, juntamente com o 'I Tweet The Birdy Electric' de Icarus e o disco de A Hawk And a Hacksaw. Com excepção de Murcof, ainda não tive tempo para ouvir qualquer um deles. É uma música demasiado complexa e cerebral para ser desperdiçada numa audição rápida e desatenta. A disponibilidade também não tem sido muita.
'Utopía' inclui dois novos temas ('Una' e 'Ultimatum'), mais dois temas incluídos anteriormente no EP 'Ulysses' ('Ulysses' e 'Urano') e sete remisturas realizadas por Jan Jelinek, Deathprod, Sutekh, Icarus, Fax, Geoff White e Colleen, funcionando como uma antecipação para o disco que o mexicano deveria editar em breve, mas que não sairá antes de 2005.
De entre algumas reinterpretações inconsequentes ou que pouco acrescentam ao material original e que deixam em aberto a resposta à questão sobre que sentido faz mexer em originais que mereciam ficar inalterados (Icarus, Fax), destacam-se facilmente as mixes de Deathprod (colaborador de Biosphere e membro dos Supersilent), Geoff White ('Mo' é ainda mais gélido do que o original), a superlativa e estranhamente dançável Sutekh's Trisagion mix para 'Memoria', o tratamento impecável que Colleen dedicou a 'Muim', com cascatas de violinos e pianos delicados a alterarem o sentido de uma das melodias mais marcantes do disco de estreia de Murcof e as divagações jazzisticas de Jan Jelinek que, partindo da matriz inicial e percorrendo um caminho completamente diferente do original, tem tudo aquilo que uma remistura deve ter.
Ainda assim o melhor é mesmo o material novo. Respeitando a imagem de marca do seu autor, 'Una', 'Urano', 'Ulysses' e 'Ultimatum' oferecem clicks'n'cuts sob um classicismo erudito (copyright - Ananana) que resulta numa música riquissima em detalhes, emocionante e cinemática, que me reconcilia com a música electrónica mais "pura" e menos centrada no ritmo, na demanda incansável da banda sonora ideal para um Outono que se prevê perfeito.