sexta-feira, agosto 06, 2004

Melchior Productions . The Meaning (Playhouse, 2004)



Produtor veterano, Thomas Melchior fez juntamente com Tim Hutton parte dos Yoni (mais conhecidos por ... ermm ... Vulva ), dupla que no início da década de noventa chegou a editar um par de discos bem sucedidos na Rephlex, de Richard D. James. Fez igualmente parte dos Soul Capsule, com Peter 'Baby' Ford, e de mais alguns projectos - Soft Core, M-Core e Dark Boys - dos quais não reza grande história. Fundou ainda uma editora - a Aspect - sediada em Londres, com enorme sucesso e reconhecimento generalizado. Como se pode confirmar aqui. :)
'The Meaning' é um disco de house minimal, polido e sofisticado, que melhora com o evoluir da noite e que tem apogeu previsto por alturas do after-hours. Uma música funky alicerçada num ritmo 4/4, samples vocais básicos, linhas de baixo vigorosas e teclados reduzidos ao essencial. Um daqueles momentos onde parece não sobressair nada de essencial, nem existir qualquer tipo de alterações bruscas, mas que, ouvida durante horas com uma concentração progressiva, poderia muito bem ser encarada como uma possível demonstração prática da expressão "música hipnótica".
Ainda assim, o segundo disco prefigura-se mais interessante. Incluindo edições antigas da Aspect - virtualmente esgotadas e impossíveis de arranjar - e alguns temas que Melchior gravou como Soul Capsule, a música surge aqui menos fria e rigorosa, com influências do acid e do deep house. 'Get Down' e 'The Prayer' - gravadas respectivamente sob os pseudónimos M-Core e Dark Boys e inicialmente editadas no mesmo 12'' da Aspect - são os principais highlights de um cd bónus que faz a retrospectiva dos últimos anos e apresenta a dimensão correcta do trabalho de Melchior: um produtor que sabe utilizar na medida exacta a exuberância do groove e as particularidades da subtileza.