segunda-feira, agosto 02, 2004

Black Strobe . Chemical Sweet Girl E.P. (Output)



Os Black Strobe resultam da união entre o productor Arnaud Rebotini (também já editou como Zend Avesta) e o DJ Ivan Smagghe (residências nos melhores clubes, membro dos Volga Select, DJ do ano para a Jockey Slut, etc). Começaram a sobressair no underground parisiense, com uma música obscura, a recuperar a faceta mais soturna da década de 80; uma espécie de electro, tangencial à Electronic Body Music e, mais remotamente, à música indústrial, mas sem a faceta teatral do gótico, com quem a EBM faz fronteira.
Depois de editarem 'Paris Acid City' pela Source, Trevor Jackson contratou-os para a Output, onde editaram 'Innerstrings', 'Me And Madonna' e agora este 'Chemical Sweet Girl', para além dos respectivos lados B e remixes para Royksopp, The Rapture, Tiefschwarz, Märtini Brös e Playgroup, entre outros.
Na versão em CD, o EP inclui - além do tema original e de 'Abwehr Tango' (incluídos igualmente na versão em vinil) - 'Me and Madonna» (original e remistura de Ivan Smagghe e Ewan Pearson aka 2 Fairlight Bitches), 'Innerstrings' (No Shuffle Mix), 'Fitting Together' (já ouvida no 12'' de 'Me And Madonna') e a remix dos Alter Ego para o tema título (nota: ouvir também a remix que os Black Strobe fizeram para 'Rocker' dos Alter Ego), podendo ser entendido como um mini-álbum que antecede o disco previsto para final deste ano.
Aksel Schaufler (aka Superpitcher) dizia no Y de 23 de Julho de 2004:
"Descobri a electrónica tarde, em 1994. Já havia ouvido coisas do género, mas nunca a compreendi verdadeiramente. É preciso senti-la num ambiente correcto".
Black Strobe é um excelente exemplo desse facto: é uma música intensa e nocturna, com o predomínio dos sons graves e dos sintetizadores, que ganha um sentido de urgência insuperável quando ouvida no local adequado.