quinta-feira, julho 29, 2004

Philip Jeck



Turntablist, sampling engineer e sound sculptor britânico Philip Jeck (n.1952) é uma das figuras mais fascinantes da cena avant garde actual. Com um currículo feito à base de incontáveis bandas sonoras para peças de teatro e companhias de dança, mantem, desde a década de oitenta, uma ligação estreita à música electrónica com resultados reconhecidos na década seguinte. Na primeira fase da sua carreira emulava artistas como Grandmaster Flash ou Afrika Bambaataa, tocando em festas underground e galerias de arte, mas rapidamente desenvolveu uma aproximação pessoal e experimental, cuja perfomance mais notável constituía numa instalação para 180 gira-discos, 12 projectores de slides e dois projectores de cinema, realizada em 1993, a que deu o subversivo nome de 'Vinyl Requiem'.
Jeck utiliza e desenvolve as potencialidades trazidas pelos defeitos, ruídos de estática e blips do vinil e de gira-discos vintage, que salva literalmente do lixo, extraindo um conjuntos de sons simultâneamente nostálgicos e evocativos, conjugados com ruídos e intromissões improvisadas, de forma a criar uma cacofonia caótica, com um fundo melódico a servir de base à criação de uma atmosfera desordenada. Mais acessível do que parece em teoria, Jeck acrescenta um trabalho virtuoso - a mesa onde normalmente actua assemelha-se ao balcão de um ourives - de experimentação com loops e scratching, com espaço para a improvisação e para 'acidentes' não intencionais, onde quase nada é planeado ou pré-determinado.
Movendo-se num território similiar ao de artistas como Christian Marclay, John Oswald ou David Shea e mantendo colaborações com músicos da vanguarda como Otomo Yoshihide, Christian Fennesz, Sonic Boom ou Martin Tétreault, Jeck desenvolve um trabalho original, transfigurando a música do passado em algo novo mas intemporal, de forma criativa, complexa e inequivocamente emocional.
Philip Jeck vai regressar ao Porto em Setembro - depois de, no ano passado, já cá ter estado para uma actuação em Serralves - juntamente com os Spektrum, Christian Fennesz + Jon Wozencroft, Burnt Friedman & Jaki Liebezeit e @C & Lia, integrado no Festival Hi-TeCA, que decorrerá no Teatro Carlos Alberto.

philipjeck.com