quarta-feira, julho 07, 2004

Minnie Riperton

Minnie Riperton nasceu a 8 de Novembro de 1947 em Chicago, cidade onde estudou música, teatro e dança.
Iniciou-se na música pop aos 15 anos, quando entrou na editora Chess como parte integrante das The Gems; grupo feminino que editou alguns singles que não ficaram na história, ao mesmo tempo que fazia (o grupo, não Riperton) coros em espectáculos de algumas das artistas mais consagradas da editora, como eram os casos de Fontella Bass, The Dells ou Etta James. Após a dissolução das The Gems, Riperton gravou um par de canções a solo sob o pseudónimo de Andrea Davis, ao mesmo tempo que trabalhava como recepcionista nos escritórios da editora.
Em 1967, após uma audição em que, diz a lenda, o produtor e compositor Charles Stepney terá ficado impressionado com a sua voz celestial e operática (Riperton tinha uma voz invulgar de soprano, capaz de chegar sem esforço às cinco ou seis oitavas, tendo, na sua adolescência, chegado a manter uma breve carreira como cantora de ópera), Riperton foi convidada para cantar nos Rotary Connection. Simultaneamente, participou em discos de Quincy Jones, Roberta Flack, Freddie Hubbarb e Etta James e gravou, em 1970, um disco a solo na Chess ('Come Into My Garden'), um álbum que o allmusic definiria alguns anos mais tarde como " a perfect balance between romantic melodrama and sensual nuance" (e eu juro que o disco soa bem melhor do que aquilo que esta descrição faz prever). Porém, quatro anos após a estreia e seis álbuns mais tarde - com vendas nunca superiores às 200.000 cópias, o que lhes dava o estatuto de serem um dos mais bem sucedidos grupos underground de Chicago, mas era insuficiente para atingirem o reconhecimento global - Riperton deixou os Rotary Connection, tendo estes terminado definitivamente a carreira em 1974.
Com o final dos Rotary Connection, Riperton abandonou a Chess e mudou-se para a cidade de Los Angeles (não forçosamente por esta ordem) onde conheceu Stevie Wonder, com quem andou em digressão como cantora de suporte nas Wonderlove. Fascinado pela voz única de Riperton, Stevie aceitou co-produzir 'Perfect Angel', ao mesmo tempo que tocava bateria e teclados e dava uma mãozinha na autoria de três dos nove temas do disco, incluindo o seu primeiro grande êxito internacional, 'Lovin' You'. No entanto, os álbuns seguintes - 'Adventures in Paradise' e 'Stay In Love', gravados com a colaboração cúmplice de seu marido, Richard Rudolph - tiveram um êxito muito relativo.
Apesar do pouco reconhecimento, Riperton nunca deixou de cantar e actuar ao vivo, mantendo uma carreira discreta mas socialmente interventiva, até falecer, vítima de cancro, em 12 de Julho de 1979.

erm...
Isto tudo para dizer que sou, desde esta tarde, o feliz proprietário destes dois "meninos"

:)