quinta-feira, junho 17, 2004

Discos que mudaram a minha vida #11



Boards Of Canada . Geogaddi
Tracks:
1.Ready Lets Go
2.Music Is Math
3.Beware the Friendly Stranger
4.Gyroscope
5.Dandelion
6.Sunshine Recorder
7.In the Annexe
8.Julie and Candy
9.The Smallest Weird Number
10.1969
11.Energy Warning
12.The Beach at Redpoint
13.Opening the Mouth
14.Alpha and Omega
15.I Saw Drones
16.The Devil Is in the Details
17.A Is to B as B Is to C
18.Over the Horizon Radar
19.Dawn Chorus
20.Diving Station
21.You Could Feel the Sky
22.Corsair
23.Magic Window

All tracks written and produced by Marcus Eoin & Michael Sandison

Released: 2002

Site: www.boardsofcanada.com


Os Boards of Canada são um duo, composto por Mike Sandinson e Marcus Eoin, que opera a partir do norte da Escócia.
'Geogaddi' foi o seu segundo disco após o elogiado, aplaudido e aclamado 'Music Has The Right To Children' e de alguns Eps que granjearam fama e ampliaram o culto.
Na altura da edição de 'Geogaddi', os fãs mais devotos dos BoC desenvolveram peculiares interpretações e comentários detalhados sobre o significado de cada um dos temas que compunham o álbum.
Diversos message boards na internet alertaram para a simbologia da duração total do disco - 66 minutos e 6 segundos, embora o visor do meu leitor de cds sempre tivesse indicado menos 2 segundos, mas já se sabe que o chifrudo só se materializa a quem nele acredita -, que o álbum ouvido de trás para a frente estaria embebido em mensagens obscuras que declaram o amor incondicional e a existência de um Deus com cornos, que - e esta parte é mesmo assustadora - os 106 segundos de aparente silêncio que encerram o disco seriam afinal frequências utilizadas para "o acoplar e transmissão de energias de outros mundos para o nosso"(sic) e que os BoC nutriam uma admiração estranha por David Koresh, líder espiritual e doido varrido que conduziu os seus acólitos à morte no célebre massacre de Waco, Texas, sendo os caleidoscópios da capa do disco uma homenagem ao (mau) génio de Koresh. Consta igualmente que 'Julie and Candy' e 'Energy Warning' teriam a capacidade de provocar danos misteriosos e inexplicáveis nos seus ouvintes. Facto que nunca foi efectivamente comprovado.
À partida supõe-se que um disco capaz de originar investigações tão dedicadas nunca poderia ser mau, embora se adivinhe que nada disto seja de facto verdade.
Uma tentativa de escalpelização apressada - portanto, condenada ao fracasso - das músicas indicaria que temas como 'Music is Math', 'The Smallest Weird Number', 'a is to b as b is to c' ou 'Alpha and Omega' são açúcar para os ouvidos apreciadores de matemática. 'Gyroscope', '1969' e 'You Could Feel The Sky' formulam convites irrestiveis a psicadelismos pastorais fora de época. 'The Devil Is In The Detais' e 'Beware the Friendly Stranger' assustariam o mais ingénuo nas noites abafadas de trovoadas de Verão. E 'The Beach at Redpoint' seria um apelo implícito ao romantismo nostálgico.
Uma das minhas definições preferidas de 'Geogaddi' sugere o disco como banda sonora para hippies serôdios montados em tapetes voadores num ambiente de ficção cientifica, aos solavancos entre texturas electrónicas rumo ao espaço sideral. Ou uma hipotética e improvável mistura das personagens de 'Galáctica', 'A Casa na Pradaria' e 'O Barco do Amor' na mesma série televisiva, observada num ecrã futurista.
'Geogaddi' é uma escolha óbvia por ser um daqueles discos que soam familiares e intímos mesmo aos ouvidos menos habituados à música electrónica. Só a capacidade rara para reunir a admiração incondicional de diferentes "tribos" - mesmo a de quem habitualmente acusa a música electrónica de ser impessoal e agreste - bastaria para lhe conferir o título de futuro clássico.
.
.
Agora as boas notícias:
Boards of Canada will be releasing their 3rd LP on Warp Records on October 11, 2004. It will be a *double album*. The first CD is called 'Hypercube' and features 17 tracks, all written and arranged by Mike Sandison. The second CD, titled 'The Sky Above,' features 13 tracks, all written and arranged by Marcus Eoin. The sound in 'Hypercube' is rumored to be heavily guitar-based, with much raga-like droning and African drumming. It is said to contain several non-vocoded *vocal* tracks. Alternatively, 'The Sky Above' is said to have an eclectic mix of psychedelic melodies and bombastic beats, infused with samples from Mike and Marcus's recent journey to the world's most beautiful natural parks.