segunda-feira, junho 21, 2004

Colleen . Everybody Alive Wants Answers



Recomendado pelo César dos patos quânticos e do Fórum Sons - ou seria pelo Luís? perdoem-me o pequeno lapso de memória (são coisas da idade) - Colleen é afinal uma jovem parisiense que dá pelo nome de Cecile Schoott.
'Everybody Alive Wants Answers' é o primeiro disco de Cecile, foi editado em 2003 pela estimável Leaf, e é uma pequena preciosidade, de melodias frágeis e ternas, numa aproximação à música de Fennesz revista por uma sensibilidade tipicamente feminina, tendo originado imediatas - e, na minha opinião, algo precipitadas - catalogações no universo da indietrónica e do laptop folk.
À primeira vista surge com banda sonora ideal para complementar conversas nocturnas à varanda, enquanto a vida nos parece absurdamente sem fim e sem percalços. Mas, à medida que nos aproximamos do final do disco, pressentimos que, por baixo de uma aparência de serenidade, se esconde uma alma penada, torturada por uma existência angustiante. É nesta altura que reconhecemos a experiência de ter outra vez 10 anos e vivemos o mesmo arrepio que sentimos uns anos antes, ao abrir uma caixa de música, descoberta, ao acaso, no sotão da nossa avô. A conversa na varanda fica para outra noite. Mais quente, talvez.