sábado, junho 05, 2004

Arovane . Lilies



Arovane é o alemão Uwe Zahn, nome bem cotado no circuito da idm ambiental e alvo de um culto underground tão dedicado quanto discreto. 'Lilies' é o seu quarto álbum e pretende resumir uma viagem que o seu autor fez ao Japão, numa colecção de nove temas e trinta e sete breves minutos, combinando as habituais melodias etéreas, ritmos discretos, acordes de piano e electrónica ambiental, a relembrar dezenas de outras referências, desde os Autechre do início de carreira, até às edições mais recentes de Phonem, Christian Kleine, Bola, Herrman & Kleine, Plaid ou Phoenecia.
'Lilies' é um disco que traz pouquíssimas evoluções e picos de interesse, demasiado previsível apesar de conter música que já foi inovadora, e que tem como principal novidade o facto de Uwe gravar pela primeira vez um tema cantado, no caso pela vocalista japonesa Kazumi. A excepção ao estado de déjà vu generalizado surge no tema título, 'Lilies' e na música seguinte, 'Tokyo Ghost Stories', altura em que pela primeira (e, como irei descobrir, última) vez, Uwe consegue transportar o ouvinte da indiferença profunda para um estado semiconsciente, utilizando, respectivamente, o processamento electrónico de orquestrações nostálgicas e um lento ritmo hip hop, lânguido e acolhedor. No fundo, 'Lilies' ouve-se com agrado mas é perseguido pela sensação de não passar de música decorativa para ambientes futuristas, uma espécie de easy listening do novo milénio.
Aparentemente, após o regresso de Tóquio, Uwe desmantelou o seu estúdio em Berlim e retirou-se da música por tempo indeterminado, alegando esgotamento criativo. Algo que 'Lilies' já demonstrara ser bem evidente.
+
arovane.de