quinta-feira, maio 13, 2004

The Soul of Minit Records




The Minit record label was home to New Orleans doo-wop and R&B from 1958-1963, during this time the label spawned hits from legendary producer Allen Toussaint and stable mates Ernie K-Doe. After the Minit's distributor was sold to Liberty records, it wasn't until three years later that the Minit label was re-launched (bringing us to the late 60's). This collection of songs highlight the bubbling talent of soul, funk and jazz which inspired some of the most influential gospel-tinged pop of the generation.
em soundgenerator.com


Na sombra de editoras como a Stax ou a Sue, a Minit foi uma das mais importantes editoras das décadas de 50 e 60. Esta compilação representa a segunda fase da Minit, correspondente ao final dos anos sessenta, altura em que (numa explicação muito simplificada) o R'n'B, com a introdução de instrumentos mais modernos como a guitarra eléctrica e os teclados, se modificou natural e progressivamente, até se tornar naquilo que hoje conhecemos como soul music.
O disco arranca em grande estilo, com um daqueles temas insidiosos, que toda a gente reconhece mas ninguém sabe propriamente donde, chamado 'Shing a Ling' cantado pela voz jovial de Clydie King. Prossegue com algumas killer dancefloor tracks com guitarra funky-wobbly, bateria desenfreada e metais em fogo, de grupos como os Persuasions ou Gene Dozier and the Brotherhood e artistas pouco conhecidos como Tina Britt, Jimmy Holiday ou Jimmy McCracklin ('I Had To Get With It' é mortal em qualquer pista de dança).
Como é habitual neste tipo de compilações alguns momentos são dispensáveis. Vernon Greene e a sua balada greasy, apropriadamente intitulada 'Am I Ever Gonna See My baby Again' - música capaz de fazer chorar o soalho de qualquer baile de finalistas - ou a dupla Ike And Tina Turner a cantar 'Come Together', um original que francamente já não era grande coisa, da dupla Lennon/McCartney.
O disco inclui igualmente duas músicas do disco de estreia de Bobby Womack, músico quase esquecido até que Quentin Tarantino se lembrou dele e escolheu 'Across 110th Street' como tema central da banda sonora do filme 'Jackie Brown'. 'Lillie Mae' e 'Somebody Special' são duas faixas fabulosas com a habitual voz enérgica, imagem de marca de Womack.
A leitura do booklet é indispensável como forma de contextualização e possibilidade de realizar alguns brilharetes no respectivo blog. Por exemplo, sabiam que Clydie King participou, como cantora de estúdio, em discos dos Rolling Stones e de Dean Martin?
Pois é. Eu também não sabia.