sexta-feira, maio 21, 2004

Paul Kalkbrenner . Self



Kalkbrenner es uno más de esos jóvenes creadores que han encontrado en la música de baile una fuente de expresión adecuada a sus necesidades artísticas. Estudió trompeta y teoría de la música, conocimientos que no sabemos si le sirvió en algo a la hora de facturar un techno que aprovecha hasta los acordeones para conseguir un groove adictivo que obliga escuchar el disco una y otra vez, pero que seguro le empujaron a rastrear nuevas fuentes creativas con el techno homemade como recurso más inmediato.
em www.clubbingspain.com


Terceiro disco do alemão Paul Kalkbrenner - e a sua estreia na editora Bpitch Control - 'Self' revela uma predisposição para explorar as fronteiras da tradicional cadência 4/4, tendo como base a construção rítmica do techno mas evitando os padrões pré-determinados do género. A opção em não manter uma sequência ritmica repetida a intervalos regulares assemelha 'Self' a uma espécie de esfera cintilante, que não se altera na forma, mas cujos padrões de cores dominantes se vão modificando conforme a hora do dia e a respectiva exposição à luz do sol. (Hummm ... esfera cintilante? Sim senhor)
Quatro temas muito fortes ('Castanets', a deslumbrante 'Since 77', 'Marbles' e 'Dokyard'), breves interlúdios tocados ao acordeão e uma atmosfera geral de sofisticação melódica tornam 'Self' um disco agradável. Mas uma infeliz opção por ambientes mais cheesy nas últimas faixas impede que se possa falar num disco de audição obrigatória.