quarta-feira, maio 12, 2004

Bay Area Funk



"Definitely an impressive feat ... the highest quality in classic material." EXCLAIM
"Bay Area funk was defined by its heavy use of rock and blues inflected guitars, but as this superb compilation shows the music was as diverse as it was raw. Heavy music." STRAIGHT NO CHASER
"Impeccable selection as usual from the Ubiquity Camp." TURNTABLELAB.COM
"A killer! As revolutionary as the music and political climate was in the Bay Area in the late 60s and early 70s, it's damn near criminal that there haven't been more representative collections of the music -- enter Luv N Haight Records, who are here with the first ever comprehensive compilation of Bay Area funk and hard soul!" DUSTYGROOVE.COM


Editado no final do ano passado, só recentemente tive oportunidade de escutar os dezasseis clássicos funk e hard soul, gravados entre 1967-1976 e compilados - após vários anos de pesquisas e trabalho a contactar os artistas envolvidos e a negociar as respectivas licenças legais - pelos tune detectives Andrew Jervis e Michael McFadin para a mais do que recomendável editora Luv N' Haight.
A maior parte dos temas são originários da baía de San Francisco e tudo à volta (daí o nome), obtidos em 45 rotações virtualmente impossíveis de encontrar, representando uma selecção exemplar, que vai desde o boogaloo de Marvin Holmes até ao jazz-funk psicadélico de P-I-R Square (um daqueles temas que me traz fantasias eróticas com mulatas, sandálias douradas e cabeleiras afro), os funky blues dos Unforgettables (um blogueiro mais imaginativo trataria 'Sad Song' como "um inesquecível tema" dos Unforgettables) ou o r&b frenético da mítica cantora Sugar Pie DeSanto*.

(* na década de sessenta chegou a abrir os shows de James Brown e consta que, actualmente nos seus quase setenta anos de idade, ainda parte a louça toda em palco)

A história diz que o funk da Bay Area recebeu influências diversas conforme a área geográfica e a respectiva demografia, tendo-se dividido entre a zona de San Francisco (incluindo Palo Alto e San Jose) que juntou o rock e os ritmos latinos ao groove da soul, e a zona de Oakland mais sujeita a 'contaminações' do blues e do jazz.

and who cares?, pergunta o leitor.

Pois.

Click here...