segunda-feira, abril 26, 2004

Discos que mudaram a minha vida #4




Tracks:
1.Holidays in the Sun (Cook/Jones/Rotten/Vicious) - 3:20
2.Bodies (Cook/Jones/Rotten/Vicious) - 3:02
3.No Feelings (Cook/Jones/Matlock/Rotten) - 2:49
4.Liar (Cook/Jones/Matlock/Rotten) - 2:40
5.Problems (Cook/Jones/Matlock/Rotten) - 4:10
6.God Save the Queen (Cook/Jones/Lydon/Matlock) - 3:18
7.Seventeen (Cook/Jones/Matlock/Rotten) - 2:02
8.Anarchy in the U.K. (Cook/Jones/Matlock/Rotten) - 3:31
9.Submission (Cook/Jones/Matlock/Rotten) - 4:12
10.Pretty Vacant (Cook/Jones/Matlock/Rotten) - 3:16
11.New York (Cook/Jones/Matlock/Rotten) - 3:05
12.E.M.I. (Cook/Jones/Matlock/Rotten) - 3:10

Personnel:
Johnny Rotten (vocals)
Steve Jones (guitar)
Sid Vicious, Glen Matlock (bass)
Paul Cook (drums)

Release: 1977 / Label: Virgin - Warner Bros

Like an A-bomb with the staid, silly '70s as Ground Zero, the Sex Pistols reduced pop culture to rubble and we're still picking up the pieces.

The essential films of the era are Clockwork Orange; violence and rape, amorality and makeup reflecting football violence on the terraces. The Night Porter and Cabaret; stylish sexual decadence to a nazi theme of disintegration and Death Race 2000; again death as meaningless as competitors race around gaining points killing people.
em www.punk77.co.uk


É verdade, é.
A recente recuperação do punk - via electroclash - teve, como consequência imediata, a possibilidade de voltar a afirmar que este é um dos melhores discos rock de sempre, sem arrancar gargalhadas condescentes. Excepto se o interlocutor for um fã assumido de rock progressivo. : )
Mas 'Never Mind The Bollocks' terá sido um mero produto de marketing?
Um fashion statement?
O disco mais emblemático de um movimento subversivo?
Ou a resposta burguesa a esse mesmo movimento subversivo? (humm... a vida de Sid Vicious contraria esta teoria)
Provavelmente, os Pistols foram tudo isto.
Com os Clash e os Ramones, 'Never Mind The Bollocks' foi um dos principais elementos da banda sonora da minha proto-adolescência. Em plena época de ressaca do live aid, recusavamos a solidariedade sonsa dos anos 80 e, sem qualquer tipo de consciência crítica ou política, adoptavamos como nossa a anarquia revoltada da década anterior.
...
erm ...
E não há muito mais a acrescentar.
Até porque já pouco me lembro desse tempo.


Bonus stage: Clockwork Orange.