segunda-feira, abril 05, 2004

Discos que mudaram a minha vida #2




Tracks
1.Le Patron Est Devenu Fou! performed by Minos Pour Main Basse - 10:07
2.Prix Choc performed by DeCrecy - 8:52
3.Super Disco performed by Alex Gopher - 6:35
4.Soldissimo performed by Air (edc Remix) - 5:24
5.Affaires a Faire performed by Chatte Rouge - 5:46
6.Tout Doit Disparaître performed by Minos Pour Main Basse - 6:24
7.Tout a 10 Balles performed by DJ Tall - :09
8.Liquidation Totale performed by DeCrecy - 6:18
9.Les 10 Jours Fous performed by Mooloodjee - 8:31
10.Destockage Massif performed by Alex Gopher - 3:40
11.Fermeture Definitive performed by Mr Learn - :16

Compiled, Produced, and Mixed by Etienne De Crecy.
Date of Release Oct 14, 1996.
Take a trip back to the parisian market place in the 70's and create a soundscape for the type of tunes heard in the shops.


'Super Discount' é um misto de álbum conceptual e música de elevador. Ou, numa perspectiva mais séria, um exemplo de house-funk-techno musculado e subtil, que iniciou a febre do french touch e antecipou uma série de edições que colocaram os gauleses na moda.

Alguns momentos inesquecíveis (modo aleatório e pessoal): a sirene de 'Le Patron Est Devenu Fou!', o slogan de 'Prix Choc', o baixo compulsivo de 'Super Disco', o dedilhar de 'All I Need' ouvido pela primeira vez uns anos antes em 'Soldissimo' (sem saber sequer quem eram os Air), a visão romântica de um citroen dois cavalos nos Champs Elysées de 'Affaires a Faire' (uh la lá!), o chincalhar xpunk xpunk xpunk dos auscultadores em 'Tout a 10 Balles' e os inevitáveis olhares desconfiados das velhotas no comboio (oh yeah!), os devaneios foleiro/românticos dos violinos de 'Les 10 Jours Fous', as noites em piloto automático com a xfm a passar este disco em repeat mode, a descoberta tardia da pólvora em pleno verão de 98 (altura em que a cara coincidiu com a careta e os dias decorriam numa rotina praia, jogos do mundial de futebol e ir estudando até altas horas da madrugada), a dança hilariante de 'Le Patron...', os combatentes de kimono negro em camâra-lenta no video de 'Prix Choc', o amarelo florescente e o design exemplar da capa e mais umas quantas alíneas semi-nostálgicas e levemente romanceadas pelo passar dos anos.

Da mesma altura:
Motorbass 'Pansoul' (1996)
Dimitri From Paris 'Sacrebleu' (1996)
Daft Punk 'Homework' (1997)

ps: the 2. superdiscount 10" series is now about to hit the streets . you propably all remember the yellow super discount album which sold 100 000 copies worldwide bring french clubmusic to it´s first real peak. now they´re back in pink sounding obviously different but as fresh and advanced as back then.