quarta-feira, março 31, 2004

Collecting The Kid



Depois de 'Oxtrumentals' e 'FanDam Plus' - respectivamente, a versão em bruto de 'Cold Vein' dos Cannibal Ox e de 'Fantastic Damage' - um novo disco de instrumentais de El-P é uma surpresa quase tão fascinante como descobrir que um ano bissexto ocorre de quatro em quatro anos ou uma fatalidade tão inevitável como, mais dia menos dia, não ter trocos para pagar o café.
'Collecting The Kid' é a compilação que faltava, reunindo vários pedaços da fina tapeçaria sonora que El-P compôs em colaboração com alguns companheiros da editora Definitive Jux: 'Post Mortem Use' vinha incluído em 'I Phantom' de Mr.Lif, 'The Dance' já estava em 'The End of the Beginning' de Murs, 'Jukie Skate Rock' tem a participação de Camu Tao dos estimáveis S.A. Smash, 'Sunrise Over Brooklyn' recupera o melhor momento da experiência falhada no novo volume da Blue Series Continum, 'Time is Running', 'Constellation Recall' e 'Day After the Day After Extracted' são três excelentes temas que desconhecia de todo e revelam as características habituais nos instrumentais de P. Uma música virtuosa e rica em detalhes, uma sub-espécie de hip hop industrial, baseado num imaginário sci-fi, à primeira vista obscuro mas a que se adere de forma progressiva e incondicional.
No final é possível concluir que El-P é, acima de tudo, um produtor excepcional. Mas será assim tão necessário relembrar uma vez mais esse facto inquestionável?