sábado, fevereiro 28, 2004

LCD Soundsystem . Yeah



Capaz de incendiar pistas de dança e tapetes de sala de estar, 'Yeah' é uma música com uma estrutura aparentemente simples, baseada no fraseado 'Everybody keeps on talking about it/and nobody's getting it done' e no refrão 'Yeah yeah yeah yeah yeah yeah yeah yeah yeah', repetidos sob um ritmo circular e imparável que parece ser mais intenso a cada segundo que passa e que termina em 3 minutos de erupções sucessivamente mais abrasivas de sintetizadores sob o efeito de ácidos e em batidas absolutamente fora de controle.
O que é notável no projecto de James Murphy - co-fundador da editora nova-iorquina DFA Records - é a forma descomplexada como junta o punk, o rock, a electrónica e a música de dança numa amálgama hedonista e sarcástica - ouça-se com atenção a letra do EP anterior, o viciante 'Losing My Edge' - sem nunca perder a capacidade de agitar e subverter convenções. Como se todas as nossas músicas preferidas convergissem numa só.
'Yeah' já circula há uns tempos por vias digitais mas só recentemente está disponível em Portugal, no formato 12'' - com mais 3 versões diferentes: a estúpida, a pretensiosa e à clap-a-pella (só palmas e voz) - através da Flur.