sábado, março 25, 2006

joakim . i wish you were gone [12" versatile, 2006]

Image hosting by Photobucket

joakim surgiu em 99 com o projecto joakim lone octet e um álbum devedor da .. erm.. estética dos cinematic orchestra; jazz do final do milénio, arrastado e lento, de teor vagamente contemplativo e cinemático.
foi pois com alguma surpresa que o seu disco seguinte ["fantomes"] sugere a combinação do então pré-emergente punk-funk com o disco e o electro. claramente o disco certo editado na altura errada, "fantomes" foi mal compreendido por quem via joakim com o j swinscoe dos boulevards parisienses mas foi, ao mesmo tempo, capaz de o pôr na mala de discos de trendsetters como michael mayer, erol alkan ou os essenciais optimo.
"i wish you were gone" surge em antecipação ao seu novo álbum, com edição prevista para este ano. a versão original - aqui em share para vocês ouvirem - está ao nível das inúmeras remixes editadas nos últimos 3 anos. no lado b, o dub surge ligeiramente alterado - mais p-funk e menos electrónico, com um crescendo nos 2 minutos finais de efeitos globalmente entusiasmantes e que na versão original passa despercebido.

segunda-feira, março 20, 2006

stereo - março 2006

01. magda . stop [12" minus, 2005]
02. booka shade . movements [cd get physical, 2006]
03. john tejada . big city music [12" poker flat, 2006]
04. dominik eulberg & gabriel ananda . harzer roller [12" traum, 2006]
05. hot chip . the warning [cd emi, 2006]
06. nathan fake . drowning in a sea of love [cd border community, 2006]
07. v/a . fabric 27, matthew dear as audion [cd mixed fabric, 2006]
08. audio werner . still jackin' [12" hartchef, 2005]
09. alden tyrell . times like these 1999-2006 [cd clone, 2006]
10. claro intelecto . warehouse sessions volume 1 [12" modern love, 2006]

quarta-feira, março 15, 2006

dk7 . disarmed [cd output, 2005]

Image hosting by Photobucket

dk7 é o projecto formado por jesper dahlback [produtor e principal motor criativo da dupla] e mark o'sullivan [voz]. apesar de ter sido editado em outubro de 2005, só agora tive oportunidade para ouvir "disarmed".
devo dizer que o álbum vale mais pela soma das partes do que pelo todo - isto é, qualquer uma das músicas ouvidas separadamente num set heterogéneo vale ouro mas 50 minutos seguidos disto acabam por ser 50 minutos um bocado redundantes.
apesar disso é um bom álbum, crossover entre new wave, ebm, techno e electro. ou, mais prosaicamente, uma mistura de depeche mode com black strobe, uma espécie de colder, facção joy division, mas mais dirigidos para as pistas.
"heart like a demon" é o paradigma das referências citadas e acaba por ser a melhor faixa de "disarmed". chamo a vossa atenção para a base rítmica, quase idêntica a "she's lost control" dos joy division.

domingo, março 12, 2006

lindstrøm & prins thomas . mighty girl [12" eskimo 2006]

Image hosting by Photobucket

qualquer edição de lindstrøm & prins thomas, juntos ou em separado, é, regra geral, disco para ouvir com atenção. o disco homónimo da dupla é vagamente parecido com o melhor disco de 2005 se ainda houvesse paciência para este tipo de catalogações, major swellings (prins thomas under disguise) também ia muito bem e um conjunto disperso de 12" e remisturas cimentava o rótulo de música de caracter obrigatório.
a primeira excepção é "mighty girl", faixa editada em fevereiro deste ano, pomposa e excessivamente cheesy, com a batida errada, os sintetizadores errados e o loop errado de piano a formarem em conjunto um momento épico errado.
concluindo: é tudo uma questão de ler o exacto inverso deste post. :)

Image hosting by Photobucket

para desenjoar nada melhor do que recorrer a "drums of life", faixa de 2005 incluída em "plague tke kid II". lindstrøm a solo resume a essência da dupla: groove e coolness.

quinta-feira, março 09, 2006

minimal land

keep up the good work, lads.

quarta-feira, março 08, 2006

sleeparchive . radio transmission [2x12" sleeparchive, 2006]

Image hosting by Photobucket

nome já citado por aqui há uns meses, num dos meus raros momentos de antecipação aos hypes, sleeparchive surge com um novo duplo 12", ainda mais denso do que as edições anteriores e que faz parecer a restante concorrência minimal uma simples brincadeira de crianças.
a coisa funciona razoavelmente bem em casa, mas é na pista - ou, em alternativa, com uns headphones de qualidade razoável - que se tem a perspectiva completa do cenário, com o efeito arrebatador dos sons mais graves em conjunção com os strobes a direccionarem o todo rumo às células nervosas do inconsciente.
através deste link podem ouvir a faixa que dá nome ao ep.
enjoy! :)